quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Contador de Histórias - O Filme

O diretor cinematográfico Luiz Villaça descobriu a história de Roberto Carlos Ramos ao ler para o filho um livro infantil. Impressionado pela vida que Roberto Carlos levara, resolveu transformar a história em um filme, que produziu juntamente com Denise Fraga e estreiou em agosto de 2009 no Brasil.

Biografia de Roberto Carlos Ramos

Roberto Carlos é o mais novo de 10 irmãos, viveu com a famíla até os seis anos de idade, quando foi conduzido por sua mãe para viver na Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem),que mais tarde tornou-se a Fundação CASA, na esperança de garantir um futuro melhor para o filho.

"Falava-se na época que a Febem era uma instituição preocupada com o bem-estar das criaças -- era o local onde recebiam boa alimentação e educação escolar. A mãe e o filho estavam esperançosos. O menino pensava que estava deixando para trás uma vida miserável, e a mãe achava que um dia, quem sabe, teria um filho doutor." - Roberto Carlos Ramos.

Até os treze anos Roberto Carlos viveu na Febem entre fugas e retornos. Teve 132 fugas registradas, não se alfabetizou, envolveu-se com drogas e em atos infracionais quando estava livre nas ruas de Belo Horizonte. Foi classificado pela instituição de "irrecuperável", quando foi adotado em 1979 por uma pesquisadora francesa que estava visitando a Febem para sua tese de Doutorado.Três anos depois, já alfabetizado foi levado por ela para a França, aprendeu a falar francês e concluiu os estudos.Viveu em Marselha até completar dezenove anos, quando retornou ao Brasil para cursar a faculdade na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao concluir o curso, retonou à Febem como estagiário, e adotou lá o primeiro dos 14 filhos que adotou ao longo de sua vida.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário